segunda-feira, 28 de julho de 2008

Bolo de Chocolate


Ingredientes:
1 e 1/2 copo de óleo,
5 ovos,
1 copo de leite,
1 e 1/2 copos de açúcar,
2 copos de chocolate em pó,
1 e 1/2 copos de farinha de trigo,
1 colher de sopa de fermento em pó royal.

Modo de Fazer:
Bata no liquidificador ou batedeira, os ovos com o açúcar e o óleo. Junte os demais ingredientes e bata mais um pouco. o fermento deve ser incorporado à massa sem bater, para não perder o efeito. Leve o bolo ao forno em assadeira untada.


Cobertura: Leva ao fogo 1 lata de leite condensado, 1 e 1/2 xícara de chocolate em pó, 1 xícara de leite e 1 colher bem cheia de manteiga. Mexe até engrossar bem. Cubra o bolo quando este estiver frio.

Dica: Recheie com uma lata de leite condensado cozido por 45 minutos na panela de pressão.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

Empanadas de Carne

Massa: 500gr de farinha de trigo, 150gr de margarina, sal, 200ml de água. Com a ponta dos dedos faça uma farofa com a farinha e a margarina. De seguida vá adicionando água até dar ponto à massa. Estique a massa com um rôlo e corte com o auxílio de um copo, virado ao contrário. Recheie e cole nas extremidades com clara de ovo, finalizando com os dentes de um garfo. Passe gema de ovo por cima e leve ao forno.

Brigadeiro de forno

Ingredientes:

2 latas de leite condensado, 1 medida da mesma lata de leite de vaca, 6 gemas, 1 colher de margarina, 6 colheres de chocolate em pó. Bata tudo muito bem e leve ao forno por 30 minutos, em forma untada com margarina. Depois retira-se do forno e deixa esfriar completamente. Reserve.

Em batedeira bata 6 claras em castelo(neve). Em outra tigela bata 2 latas de creme de leite sem soro(ou 2 caixinhas de Natas mimosa) com 6 colheres de açúcar, envolva as claras batidas nesta mistura e espalhe sobre o doce que retirou-se do forno e leve à gelar. Mas atenção, só utilize depois que o conteúdo da forma estiver frio.

Ingredientes para o molho Bechamel:
1 litro de leite, 1/2 xícara de água, 1 pitada de sal, 1 caldo knorr, 2 colheres de margarina, 2 colheres (de sopa) de farinha de trigo, 1/2 cebola picadinha, 1 dentinho de alho picadinho (minusculamente) e uma folhinha de louro ou meia folha normal, 2 colheres de farinha de rosca(pão ralado) para colocar por cima da lazanha.




Modo de fazer o Bechamel: Numa panela, coloque a margarina, o louro a cebola e o alho picadinhos. Refogue durante 3 minutos. Acrescente o leite e a farinha de trigo, dissolvida na água. Junte o knorr e um pouquinho de sal. Mexe até engrossar, deixe ferver e desligue o fogo. Este molho não deve ficar demasiado grosso, pois no forno irá secar muito.



Ingredientes para o molho de carne moída (bolonhesa): 600gr de carne moída de bovino (ou suíno, ou uma mistura das duas), 1 cebola picadinha, 1 dente de alho grande, sal, 2 colheres de azeite ou óleo, 1 xícara de massa de tomate bem cheia, 1 colher(de sobremesa) de açúcar, 1 xícara de água, 1 pitada de pimenta-do-reino(opcional), 1 folhinha de louro.




Modo de fazer o molho à bolonhesa: Numa panela refogue no azeite, o alho e a cebola picadinhos, junte o louro. Acrescente a carne e mexa ate ficar soltinha, tempere com sal e pimenta-do-reino. Acrescente 1 xícara de água, o açúcar e a massa de tomate, deixe cozinhar por alguns minutos e desligue o fogo. Este molho deve ter bastante caldo, pois a massa da lazanha irá cozinhar no forno e vai absorver bastante do molho. Caso necessite, dependendo da marca, pode acrescentar mais um pouquinho de massa de tomate e água. O açúcar serve para quebrar a acidez da massa de tomate, este molho não fica doce, e sim equilibrado.




Montar a lazanha:(Vai utilizar 1 pacote de lazanha em placas, ou seja aquela lazanha que não necessita ser cozida primeiro, pois cozinha no forno)

1) Num refratário médio ou tabuleiro, untado com manteiga, coloque um pouco do Bechamel no fundo (5 ou 6 colheres), em cima deste molho branco, forre o tabuleiro com placas de lazanha.

2) Sobre as placas de lazanha coloque um pouco do molho à bolonhesa, com algum caldo.

3) Sobre o molho à bolonhesa coloque uma camada de lazanha.

4) Sobre a lazanha coloque um pouco de bechamel. Daí pra frente recomece do passo nº1, até que a última camada seja de molho bechamel. Por cima da última camada do bechamel, polvilhe com farinha de rosca (ou pão ralado). Leve ao forno pré-aquecido, com temperatura média, por aproximadamente 25 minutos. Rende 6 porções.
Dica: Caso queira, pode cobrir a última camada com queijo ralado, ao invés da farinha de rosca. Pode-se fazer a lazanha em apenas duas camadas. é normal que não se utilize todas as placas de lazanha, sempre sobra alguma.

Tarte Pastel de Nata

Massa folhada comprada pronta,
1e 1/2 colher de maisena
6 colheresde açúcar,
4 gemas,
500ml de leite,
1 colherinha de baunilha.

Dissolva a maisena no leite, junte as gemas, o açúcar e a baunilha. Leve ao fogo até engrossar. Forre uma forma redonda com massa folhada e distribua este creme. Leve ao forno por aproximadamente 25 minutos.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Doces portugueses, Hummmmmmmmmmmmm!!! Que Delícia!





Bolo de Bolacha:
1/2 pacote grande de bolacha maria(+-)
250 gr de açúcar
125 gr de margarina planta
4 gemas
café forte q.b
1 colher de chocolate em pó para polvilhar o bolo por cima

Na batedeira, coloque as gemas, o açúcar e a margarina, bata muito bem, até formar um creme homogeneo e clarinho. Num prato, vá passando as bolachas no café frio uma a uma. Coloque cada uma imediatamente num prato limpo, formando uma camada. Sobre a camada de bolachas passe um pouco do creme que acabou de bater. Faça outra camada de bolachas, passadas no café, outra de creme. E assim sucessivamente, até que a última seja de creme. Polvilhe com chocolate em pó esta última camada. Sirva gelado.

sábado, 19 de julho de 2008

Massa de Pizza Caseira


Para a massa: Misture numa vasilha 3 chávenas de farinha de trigo, 1chávena de leite, 5 colheres ( de sopa) de óleo, 1 colher(de chá) de sal e 1 colher de fermento biológico (de padeiro). Amasse muito bem com as mãos. Tape com um pano e aguarde até a massa dobrar de volume. Estenda com o rolo e coloque num tabuleiro untado com óleo. Com a ponta de um garfo fure a massa, espalhe sobre ela 2 colheres de azeite. Regue com uma camada fina de molho de tomate, de seguida coloque o recheio.

Molho: Bate 1 cebola, 2 dentes de alho, 1/2 cenoura e 300ml de polpa de tomate simples.

terça-feira, 15 de julho de 2008

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Peixe Frito



Ingredientes: Carapaus, sal, 1 pitada de pimenta preta, 1/2 limão, 1 dente de alho picadinho, farinha de trigo para passar o peixe e óleo para fritar.

Modo de fazer:
Tempere os peixes com sal, limão, alho, pimenta,. Deixe tomar gosto por alguns minutos. Num prato com farinha vá passando o peixe de um a um, apertando contra a farinha, até ficarem completamente envolvidos. Aqueça o óleo num tacho fundo e vá colocando os peixes. Mas tendo o cuidado de não colocar muitos de uma só vez, caso contrário ficarão encharcados em óleo. Depois de fritos, retire com uma espumadeira e coloque sobre papel absorvente.

Frango Frito

Ingredientes: 1frango, cortado em pedaços
1 cebola pequena, sal, alhos picadinhos, 1 colher de sumo de limão, 1 pitada de pimenta preta moída.

Modo de fazer: Tempere o frango, com pelo menos uma hora de antecedencia. Num tacho coloque o frango e cubra com óleo. Leve ao lume e deixe até fritar. Não necessita pré-aquecer o óleo. É tudo colocado em frio dentro do tacho, desta forma evitará que a carne fique crua ou dura.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Peixe Cozido


Ingredientes:

4 postas de peixe Abrótea ou Pescada,
4 batatas grandes (sem casca, cortadas ao meio),
4 ovos,
2 cenouras grandes (cortadas em lascas grossas)
vinagre e azeite.
Sal (1 colher de sopa)
Modo de Fazer:

Num tacho grande, coloque as batatas, as cenouras e os ovos, cubra com água bastante. Adicione o sal. Leve ao lume para cozer. Quando estiver quase cozido, acrescenta o peixe. Deixe cozer por alguns minutos, mas sem desmanchar. Desligue o lume, escorra bem o peixe com uma espumadeira. Sirva com algumas gotas de vinagre e azeite à gosto.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Bolo de milho


Ingredientes:

3 chávenas de farinha de trigo
1 colher rasa (de sopa) de fermento em pó
2 chávenas de farinha de milho
3 ovos
1 chávena de óleo
2 chávenas de leite
2 chávenas de açúcar

Modo de fazer:

No liquidificador comece batendo o açúcar com os ovos e o óleo. Depois de muito bem batido, acrescente o leite e as farinhas de milho e de trigo. continue batendo muito bem. Depois de bem batido, desligue o liquidificador e acrescente o fermento, misturando muito bem com uma colher (Caso sinta que a massa ficou muito pesada, acrescente um pouquinho de leite). Deite o conteúdo num tabuleiro untado com óleo ou margarina. Leve ao forno médio,( sem pré-aquecer). Para saber se o bolo está bom, espete um palitinho, caso saia sem vestígios de massa crua é sinal que o bolo está cozido.

nota: a textura do bolo pode variar de acordo com a qualidade das farinhas, por esta razão deve-se verificar se a massa precisa ou não levar um pouquinho de leite a mais.

Pudim de leite fácil


Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 lata de leite de vaca (use a lata de leite condensado vazia para medir)
4 ovos inteiros
1 vidro pequeno de caramelo líquido de compra(encontra em mercearias ou supermercados)


Modo de fazer:

No liquidificador, ou até mesmo com a varinha eléctrica, bata, muito bem, o leite condensado, o leite de vaca e os ovos. Em seguida barre, muito bem uma forma de buraco no centro com o caramelo líquido. Barre inclusive a parte alta da forma(aquela de onde faz o centro do pudim). Deite o conteúdo que se bateu na forma. leve ao forno pré-aquecido em "banho-maria", por 40 minutos aproximadamente.

O que é banho-maria? Quer dizer que você deve colocar a forma com o pudim, dentro de um tabuleiro fundo, com água pelo meio. Leve ao forno para cozer desta forma. É aconselhavel colocar água já aquecida dentro do tabuleiro, desta forma poupa tempo.

Bolo de Cenoura da Avó


Ingredientes:

3 cenouras grandes, cruas, descascadas, cortadas em cubos pequenos, 1 chávena (de chá) de óleo, 3 ovos inteiros, 1 e 1/2 chávena de açúcar, 3 chávenas de farinha de trigo (para bolos) com fermento.

Modo de fazer:

Deite no liquidificador as cenouras cruas, 3 ovos, o óleo e os ovos. Bata muito bem por uns 6 minutos. acrescente a farinha e bata por uns breves instantes, só o suficiente para incorporá-la à massa. Unte um tabuleiro com óleo e deite a massa. Leve ao forno médio até que o bolo coza. Para saber se o bolo está bom, espete com um palito, se este sair limpo, é sinal que já pode retirar o bolo do forno.Deixe arrefecer, e só então deite a cobertura de chocolate sobre o bolo (opcional)
Dica: Atenção, pois deve ser colocado no forno na grade do meio e não na parte mais baixa, para que não queime o fundo do bolo. Caso ainda não tenha um liquidificador em casa, pode usar a varinha mágica, basta colocar os ingrediente num recipiente fundo, para evitar salpicos(pode ser um fervedor de água ou uma jarra).

Cobertura de chocolate:

Leve ao lume 1 lata de leite condensado, 1/2 chávena (de chá) de leite, 1 colher de margarina, 6 colheres de chocolate em pó. Mexa sem parar com uma colher de pau. Quando a cobertura engrossar, retire imediatamente do lume. aguarde alguns minutos e despeje ainda quente sobre o bolo, que já deve estar completamente frio .

dica: o bolo deve estar frio para que não murche.

Bolo de Iogurte


Ingredientes:

1 copinho de iogurte sabor natural ou pêssego, 1 copinho (a medida do copo do iogurte) de óleo, 2 copinhos ( a mesma medida) de açúcar, 3 copinhos ( a mesma medida) de farinha de trigo com fermento, 4 ovos.

Modo de fazer:

No liquidificador coloque os ingredientes, excepto a farinha de trigo. Bata muito bem. Quando a mistura estiver homogênea, acrescente a farinha de trigo com fermento e bata por uns breves instantes. Numa forma untada com óleo, coloque a mistura e leve ao forno a 180º. Deixe assar por uns 25 minutos, ou espete um palito de dentes ou de fósforo, caso este palito saia sem vestígios de massa crua, é sinal de que o bolo está pronto.

Dica: untar o tabuleiro quer dizer barra-lo totalmente com óleo, devendo atingir todos os cantinhos, para que o bolo não grude. Mas atenção: Sem excesso de óleo.

Apresento-lhe um electrodoméstico que irá facilitar muito a vida de quem gosta de praticidade com qualidade na cozinha: o " liquidificador". Versátil, de fácil limpeza e, o que é melhor: barato. Num supermercado custa menos de €20,00. Com ele você poderá confeccionar deliciosos bolos, pudins, batidos, tortas e muito mais. Em alguns casos substitui bem a varinha mágica, uma vez que não há salpicos. Apresentação feita, que tal um bolo rápido e fácil?

"Frango Assado no Forno"































Ingredientes: 1 frango cortado aos bocados, 1 folha de louro partida ao meio, 3 dentes de alho picados, 1 cebola pequena picadinha, sal q.b (cuidado para não exagerar), 1 colherinha (de café) de colorau, 1/2 chávena de óleo ou azeite , 1 colher de salsa picadinha(opcional), 1 colher de sumo de limão.

Modo de fazer: Comece por lavar o frango com água quente, escorra muito bem. Tempere com sal, alhos, cebola, louro, colorau, salsa e 1 colher de sumo de limão. Passe para um tabuleiro de alumínio e regue com a 1/2 chávena de óleo. Leve ao forno na potência máxima. Certifique-se de que o tabuleiro está na grade mais baixa do forno. Assim assará mais depressa, em pouco mais que uma hora, dependendo do forno. Entretanto retire o frango quando notar que a carne está macia e dourada, como na foto.

Dica: peça para cortar o frango no balcão do talho.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Regras Básicas na Cozinha

Se você ainda não tem intimidade com o fogão considere as seguintes sugestões:

A) Crianças na cozinha JAMAIS
B) Cabos de panelas sempre voltadas para dentro do fogão
C) Verifique todos os ingredientes e utensílios a utilizar
D) Não se afaste da cozinha, para evitar que a comida queime. Lavar a loiça enquanto a comida cozinha, é ótima maneira de rentabilizar o tempo
E) Use avental para evitar salpicos.

Arroz de cenoura
















Ingredientes:2 chávenas de arroz ( se escolher a variedade Basmati terá mais facilidade), 2 colheres(de sopa) de óleo, 1 colherinha de café de sal, 1 dente de alho bem picadinho, 3 copos de água quente.

Modo de fazer: Comece por lavar o arroz, colocando num alguidar, acrescente água e esfregue o arroz nas mãos. A água ficará bem branquinha, isto é por causa da libertação do amido. Escorra esta água e e acrescente outra água, esfregando novamente e escorra a água mais uma vez. Na terceira vez, escorra o arroz e junte um dente de alho picadinho e uma cenoura ralada ou picadinha. Numa panela junte 2 colheres de óleo, leve ao lume para aquecer um pouco. Junte o arroz e frite-o por 3 minutinhos. Em seguida junte os 3 copos de água quente. Assim que começar a ferver tape e baixe o lume. Deixe cozer por 8 minutos. Tendo o cuidado de verificar de vez em quando, pois poderá necessitar de mais uma pinguinha dágua, dependendo da qualidade do arroz. Desligue o lume e deixe "repousar" por 5 minutos antes de servir, sempre com a panela tapada. Pois o vapor terminará a cozedura, economizando assim o gás.
(caso pretenda arroz branco, basta excluir a cenoura)